terça-feira, 8 de setembro de 2009

Comentário sobre o Livro Era dos extremos - O fim dos Impérios para o professor Josué Makoto - Mundo Contemporâneo

Renato Miguez Ferreira RGM: 83029-1

Durante anos grandes impérios dominaram o mundo, a economia de capitalismo da era dos impérios penetrou e transformou todas as partes do mundo.
Os grandes impérios sempre em busca de desenvolvimento e tecnologia, apostaram no capitalismo como fonte de algo sustentável e lucrativo.
Os países subdesenvolvidos acreditavam em ideologias e crenças como centro de suas forças para o crescimento e padrão de vida.
Com a ausência de instituições de política democrática, só uma minúscula camada possuía o necessário conhecimento, educação ou mesmo alfabetização elementar. No terceiro mundo a luta da minoria elitizada, em busca de melhorias era visível.
Os baixos números dos alfabetizados no mundo ocidental em países que fala inglês eram em meio milhão a mais ou menos 300 milhões antes de 1914.
Com o surgimento das primeiras guerras, os grandes impérios foram abalados seriamente e a estrutura do colonialismo também, e começaram a surgir fragilidades nos grandes impérios, e a grande massa começou a despertar das grandes imposições sofridas pelo imperialismo.
Todos os grandes impérios que surgiram no mundo implantaram beneficamente ou não, algum conceito ou mudanças no mundo.
Todos grandes impérios caíram e o mundo em que vivemos hoje é o fruto de tudo o que ocorreu no passado, sendo bom ou ruim, enfim, mas necessário.

Nenhum comentário:

Postar um comentário